Novidades

MAFIA: THE CITY OF LOST HEAVEN | Um grande game que envelheceu muito bem (Review)

Mafia: The City of Lost Heaven, desenvolvido pela Illusion Softworks para PC, Playstation 2 e Xbox, Ă© o primeiro jogo da franquia Mafia, que teve seu game mais recente, Mafia 3, lançado em 2016, concorrendo inclusive ao Game Awards como melhor roteiro. 

O jogo Mafia: The City of Lost Heaven foi lançado em 2002 e posso dizer tranquilamente que ele envelheceu muito bem. Com uma trama e jogabilidade simples, e boa história, que prende o jogador. Tentarei não dar muitos spoilers da história do jogo.

Na trama, vocĂȘ Ă© Tommy Angelo, um taxista que sĂł quer cuidar de sua vida, mas acaba envolvido em uma perseguição entre membros de duas famĂ­lias da mĂĄfia siciliana e se vĂȘ obrigado a se juntar a uma das famĂ­lias para garantir sua sobrevivĂȘncia. VocĂȘ vive na cidade fictĂ­cia de Lost Heaven, nos anos 30.

Ao longo do game, vemos que o protagonista Tommy é uma pessoa de boa índole, que acaba sendo puxado para esse mundo onde dinheiro e poder estão muito presentes e acabam corrompendo até o mais honesto cidadão. Ainda assim, vemos que quando a coisa fica feia e ele precisa tomar decisÔes difíceis, ele mostra seu lado bom.

E essa boa índole ao poupar alguns alvos da família a que pertence, de Don Salieri, acaba por ser a sua sentença de morte, o levando a tomar atitudes consideradas inaceitåveis para qualquer membro da måfia. Infelizmente, não é possível que o jogador tome essas decisÔes, que impactariam diretamente no final do jogo, trazendo a possibilidade de alguns finais alternativos dependendo do estilo do jogador.

Um ponto extremamente positivo de Mafia: The City of Lost Heaven é seu sistema de direção. Diferente de seu contemporùneo GTA: San Andreas, lançado 4 anos mais tarde, em 2006, a equipe da Ilusion Softworks deu toda uma atenção nesse quesito. Dirigir um carro não é tão simples. Além de termos uma física bem mais fiel, onde as batidas danificam, e muito, o carro, a polícia leva muito a sério crimes de trùnsito, como excesso de velocidade e desrespeito a semåforos.

A equipe de produção foi bastante caprichosa ao selecionar os veículos do jogo, indo desde clåssicos Ford Modelo T, até carros de corrida da época. Também vale destaque as armas do game, como a clåssica metralhadora Thompson e armas menos destrutivas, como tacos de beisebol.

AlĂ©m do modo campanha, que Ă© fechado em capĂ­tulos e a trama se desenvolve de forma automĂĄtica, o jogo conta com dois modos estilo “GTA”, que sĂŁo: Passeio Livre e Passeio Extremo.

No modo Passeio Livre, como o prĂłprio nome diz, vocĂȘ estĂĄ livre em Lost Heaven para fazer o que quiser, desafiar a polĂ­cia e mafiosos que circulam de carro ou a pĂ©. O jogador terĂĄ disponĂ­veis nesse modo, os carros jĂĄ liberados na campanha e tambĂ©m no Passeio Extremo.

JĂĄ o modo Passeio Extremo, vai alĂ©m na dificuldade, pois o jogador terĂĄ uma casa prĂłpria onde poderĂĄ guardar seus veĂ­culos e terĂĄ disponĂ­veis missĂ”es “extremas” pilotando alguns dos carros do jogo. Algumas dessas missĂ”es serĂŁo fĂĄceis e outras nem tanto, e a cada missĂŁo completada, vĂŁo sendo habilitados Hot Rods, que poderĂŁo ser utilizados no Passeio Livre.

Aos mais cuidadosos e perfeccionistas, que quiserem deixar uma exposição fixa em sua garagem, nĂŁo causem danos em seus Hot Rods, pois nĂŁo Ă© possĂ­vel arrumĂĄ-los. Mas claro, nĂŁo serĂĄ possĂ­vel deixar todos intactos, pois algumas missĂ”es nesse modo, demandam veĂ­culos mais velozes, e aĂ­ eles serĂŁo exigidos. 

No melhor estilo Scarface e O Poderoso ChefĂŁo, recomendo fortemente que vocĂȘ adquira esse grande jogo, que passa tranquilamente da regra dos 15 anos e Ă© diversĂŁo garantida.

O jogo, que estĂĄ disponĂ­vel na GOG Galaxy, nĂŁo pede praticamente nada de requisitos de seu PC, confira:

Requisitos MĂ­nimos | Mafia:
SO
: Windows XP / Vista / 7 / 8 / 10

Processador: 1.4 GHz ou superior
MemĂłria: 2 GB de RAM
Placa de vĂ­deo: GrĂĄficos 3D compatĂ­veis com DirectX 9.0
DirectX: VersĂŁo 9.0
Armazenamento: 3 GB de espaço disponível


Nota: 5/5.

Essa review foi desenvolvida com uma cĂłpia do jogo gentilmente fornecida pela GOG Galaxy. Para adquirir Mafia – The City of Lost Heaven, clique aqui!


Gostou da matĂ©ria? EntĂŁo dĂĄ aquela força, comenta e compartilha com seus amigos, curta, siga e fique ligado no Protocolo XP nas redes sociais.

 

 

Nenhum comentĂĄrio