Novidades

FORD VS FERRARI | O melhor filme sobre automobilismo dos últimos anos! (Crítica)

Ford vs Ferrari (Ford v. Ferrari/2019) é simplesmente extraordinário, talvez um dos melhores filmes sobre automobilismo da década! Baseado em uma história real, o longa nos conta o início da Ford em uma das competições mais importantes do automobilismo, as 24 horas de Le Mans, corrida de resistência que como o próprio nome já diz, consiste em correr em uma pista por 24 horas seguidas com o mesmo carro. O longa trata de forma respeitosa e emocionante os eventos retratados, praticamente dando uma aula sobre como contar uma história sobre carros de corrida, seus pilotos, amigos e família. E é sério candidato ao Oscar em algumas categorias.

(Imagem Promocional: Ford vs Ferrari – 20th Century Fox)

Enredo

Quando a fusão entre as montadoras Ford e Ferrari dá errado, vira uma questão de honra para a Ford bater sua nova rival, Ferrari, em um dos mais importantes eventos automobilísticos internacionais, as 24 horas de Le Mans, competição onde a Ferrari tem a supremacia, estando invicta nas últimas 5 edições. Para isso chamam o único americano que já venceu a competição, Carroll Shelby (Matt Damon), para montar um carro e mais que isso, uma equipe vencedora. A partir dai, vemos Shelby montando o melhor carro de corrida que a Ford poderia montar, enquanto luta contra os interesses corporativos da Ford, que podem levar o projeto todo por água abaixo.

O longa divide a narrativa de forma competente entre a perspectiva de Shelby, e de seu piloto e amigo Ken Miles (Christian Bale). Enquanto a visão de Shelby é mais focada na construção do carro e luta para fazer as coisas do seu jeito, indo muitas vezes contra as ordens dos executivos da Ford. Especialmente na escolha dos pilotos, pois devido ao temperamento de Miles, ele é fortemente rejeitado pela Ford e Shelby precisa lutar muito para manter seu amigo atrás do volante e garantir uma chance de vitória para o difícil e genial piloto. Por outro lado a perspectiva de Miles é voltada ao drama familiar, de um pai e marido que só quer dar o melhor para sua família, enquanto lida com a paixão pela velocidade e desejo de se tornar um piloto cada vez melhor.

(Imagem Promocional: Ford vs Ferrari – 20th Century Fox)

Arte

A arte do filme é linda! Com uma fotografia vibrante e colorida, ângulos de câmera como eu nunca havia visto em nenhum filme do tipo. Efeitos visuais de tirar o folego, tanto os digitais como os práticos, todos muito bem-feitos e executados. A arte de Ford vs Ferrari traz um nível de imersão impressionante, colocando você praticamente no banco do carona nas cenas mais importantes. Esse é um aspecto que certamente teve muito carinho de pessoas que realmente sabiam o que estavam fazendo.

Som

Aqui temos um sério concorrente ao Oscar! A mixagem e efeitos sonoros de Ford vs Ferrari, é simplesmente espetacular! Cada motor tem seus sons representados de forma fiel, e no lugar certo. Você consegue saber qual carro está sendo mostrado, e em que parte da tela, somente pelos seus sons, e isso traz um nível de imersão inacreditável. Embora Ford vs Ferrari conte com uma trilha sonora discreta, o que certamente ficará marcado em sua mente realmente, são os sons das corridas.

(Imagem Promocional: Ford vs Ferrari – 20th Century Fox)

Atuações

Dirigido de forma mais que competente, Ford vs Ferrari só tem atuações boas. Vindas de um elenco de qualidade, que se entrega à história. Matt Damon e seu Carroll Shelby dividem o protagonismo com Christian Bale e seu Ken Miles, e ambos estão espetaculares. Outro grande destaque fica para Caitriona Balfe que se entrega de uma forma emocionante à sua personagem Mollie Miles, esposa de Ken Miles. Até mesmo o jovem Noah Jupe manda muito bem como Peter Miles, o filho do piloto.

Ford vs Ferrari é um prato cheio para os fãs de esportes, especialmente o automobilismo. E mais que isso, é uma história contada de forma extraordinária, utilizando de forma competente o talento de seus atores e pessoal técnico. Tudo isso para criar uma narrativa cativante e ultra imersiva. Sendo assim, o filme é mais que recomendado, então não perca tempo e vá assistir logo!

Trailer:

 

Nenhum comentário