Novidades

CARTA REGISTRADA | A luta depressiva e esperançosa da vida das mulheres egípcias (Crítica)

Após algumas colaborações fortes no cinema indie egípcio, principalmente com Ahmed Abdulla, Hisham Saqr faz uma estreia sofisticada e arriscada com Carta Registrada, longa que mostra uma visão rara da saúde mental das mulheres no Egito moderno, que há muito tempo era considerado um assunto de grande tabu.

Em uma sociedade amplamente patriarcal na qual as mulheres são sempre vistas à sombra dos homens, incapazes de tomar suas próprias decisões contra a forma como a sociedade as vê, Carta Registrada nos mostra uma protagonista fascinante que sofre de uma depressão que é acompanhada por uma forte alegoria que representa como está ficando degradante o estado das mulheres atuais. Em uma sociedade que deixa de vê-las como seres humanos tão capazes de independência e autonomia quanto de vulnerabilidades que passam despercebidas, deixando-as tão subestimadas por seus colegas do sexo masculino, que as percebem em meros papéis “funcionais”. Elas são as esposas, as mães, as professoras. Mas na realidade do cotidiano moderno, elas são realmente vistas como seres humanos? Ma

Cena do filme “Carta Registrada” / A2 Filmes

Quebrando paradigmas de um grande tabu, o longa se torna um assunto bem interessante da saúde mental das mulheres na atualidade e grande raridade explorada particularmente no cinema egípcio e do Oriente Médio, no qual geralmente retrata este assunto delicado com efeito cômico ou com uma superficialidade que mina a grande diferença entre depressão e insanidade. Com personagens semelhantes a caricaturas que são atormentados em histórias tão delicadas no cinema dessa região, Saqr cria um enredo sombrio e observacional, que beira a momentos moderados, mas que contribui para caracterizar a falta de emoção do povo desta região.

No longa acompanhamos Hala (estrelado por Basma, estrela egípcia), uma esposa de classe média que acaba de dar à luz seu primeiro bebê e está passando por uma depressão pós-natal. Sua vida é principalmente dentro de casa, e seus traumas passados ​​a assombram em seus sonhos e na vida real inevitável. Quando o marido é enviado para a prisão devido a um grave erro no trabalho, ela é deixada sozinha com o filho para lutar com seus próprios demônios e sobreviver sozinha.

Cena do filme “Carta Registrada” / A2 Filmes

Optando com sensibilidade e ousadia por um estudo puro dos personagens, em vez de uma grande história que faz declarações políticas, Saqr cria um filme sublime que foca com primor em Hala durante a maior parte do tempo de execução. O longa parece mais interessado em acompanhar seus altos e baixos e seu estado mental complexo do que em contar uma história mais convencional que envolve o público com momentos dramáticos. Essa decisão fornece resultados mistos de um filme que permanece fiel à trajetória e aos pensamentos internos de sua personagem principal, dando-nos uma janela para o que poderia ser o caso de milhões de mulheres que lutam contra a ansiedade e depressão atualmente.

Por outro lado, o tom quieto do filme, desprovido de quase todos os incidentes importantes que poderiam distorcer a narrativa, fazem do longa ter um processo moderado demais, o que pode ocorrer o risco de ficar uma mensagem obsoleta para alguns espectadores. As resoluções da história também surgem como algo não aprendido, pois o roteiro precisava detalhar alguns dos personagens ao redor e o processo de cura de Hala, em vez de posicioná-la em um lugar reacionário.

Carta Registrada nos mostra sua decisão e esta sua escolha é argumentada no roteiro, que foca com bastante atenção no que deu errado na psique de Hala, um pouco mais de trabalho sobre sua libertação poderia ter ajudado o filme a ganhar mais acessibilidade para mais espectadores, mesmo assim, Basma apresenta um grande desempenho como Hala, em uma performance sem palavras, ela convence ao retratar uma mulher em declínio, uma figura sombria de alguém que parou de ver o sentido da vida. 

Cena do filme “Carta Registrada” / A2 Filmes

As performances de apoio e os créditos técnicos também são sólidos, particularmente a cinematografia é bastante convincente o que torna o longa em uma produção inteligente que retrata de forma satisfatória o estado de espírito sombrio de Hala e seu ambiente hostil.


CARTA REGISTRADA  (Egito | 2019 | 95 min. | Drama)

Direção: Hisham Saqr / Elenco: Basma, Passant Shawky / Distribuição: A2 Filmes

Sinopse:

Na movimentada capital egípcia do Cairo, Hala apenas respira. Do lado de fora de seu apartamento, a vida das pessoas está constantemente avançando, mas ela está presa dentro de sua própria mente. Hala está lutando contra as pressões de ser uma nova mãe, ainda lamentando a morte de seu pai e lutando com pensamentos sombrios. O longa de estreia de Hisham Saqr começa aqui, imerso no mundo isolado de Hala, enquanto ela tenta se conectar com seu filho, seu marido e, finalmente, consigo mesma. A vida de Hala é lançada em um caos ainda maior quando seu marido é pego em um pesadelo burocrático. Sem seu amado companheiro, ela é forçada a seguir pelo mundo sozinha, enquanto tenta tirá-lo da cadeia. As pressões continuam aumentando, pois ela deve carregar um fardo que não tem certeza de que pode suportar; até a amizade mais próxima dela começa a mostrar sinais de tensão. Mas, um dia, ela encontra uma carta misteriosa que, quando aberta, oferece a ela uma nova perspectiva sobre seus pensamentos fora de controle.


Trailer:

Nenhum comentário