Novidades

BETTER CALL SAUL | Em suas 4 primeiras temporadas, série constrói ótimas tramas e personagens (Crítica)

Situada no mesmo universo do sucesso de crítica e público Breaking Bad, Better Call Saul apresenta a história do advogado James McGill, interpretado por Bob Odenkirk, antes de se transformar no infame advogado que conhecemos na série de Walter White, Saul Goodman. Próximos a estreia de sua 5ª temporada, trazemos uma crítica das 4 primeiras já lançadas pela AMC, mas que no Brasil são lançadas com exclusividade pela Netflix.

Comparações com a obra original são inevitáveis, e Better Call Saul nasce com uma imensa responsabilidade.

Em Better Call Saul somos apresentados a James “Jimmy” McGill, um advogado “fracassado” que vive a sombra de seu bem-sucedido irmão Charles “Chuck” McGill (Michael McKean). Jimmy cuida de seu irmão Chuck, que após desenvolver fobias quanto a tecnologia, começa a viver recluso em sua casa. A interação entre irmãos é incrível, e aos poucos vamos vendo o motivo de Jimmy não conseguir chegar ao sucesso, uma vez que seu irmão o sabota sempre que possível.

Um primeiro e importante ponto para quem for assistir Better Call Saul, é não esperar que a série se inicie com o ritmo em que Breaking Bad terminou, pois isso pode gerar uma grande frustração. Na verdade, a série se inicia até mesmo mais lenta que sua série original. Enquanto muitas pessoas falam que sofrem para passar pelo 1º e talvez 2º episódio de Breaking Bad, em Better Call Saul esse sentimento se estende para ao menos os 4 primeiros episódios da série. Eu mesmo precisei recomeçar a assistir a série 3 vezes para passar por esse início.

Após isso, a série começa a se soltar e se mostra uma ótima produção. Vinda, claro, do mesmo criador de Breaking Bad, Vince Gilligan, temos aqui um trabalho que se mostra a altura da produção original, em diversos pontos. Por se passar seis anos antes da série de Walter White, temos a participação, de certa forma bastante aguardada de diversos personagens que foram importantes em Breaking Bad, e também de alguns que vimos brevemente antes e agora temos uma melhor exploração.

Dividindo os holofotes com Jimmy, temos o excelente Jonathan Banks retornando ao seu papel como Mike Ehrmantraut. Muitos episódios são centrados em Mike e suas tramas e sub-tramas por vezes são ainda mais interessantes que as de Jimmy. Aí um ponto a favor de Better Call Saul, pois consegue dividir em dois ótimos personagens o foco de sua trama.

Better Call Saul também conta com um ótimo elenco de apoio para os dois protagonistas, com destaque para Kim Wexler (Rhea Seahorn), que está envolvida diretamente com Jimmy/Saul, seja de maneira profissional mas também pessoal, o advogado e sócio de Chuck, Howard Hamlin (Patrick Fabian) e Nacho Varga (Michael Mando), que é um dos homens dos Salamanca.

E aos poucos vamos tendo a aparição de outros personagens importantes, e destaco os três que considerei as melhores participações até o momento, Tuco e Hector Salamanca, interpretados por Raymond Cruz e Mark Margolis, e Gustavo “Gus” Frings, interpretado por Giancarlo Esposito.

Dito isso, vemos que a produção conta com um elenco de peso e inspirado, que consegue transmitir de forma impecável as mesmas sensações que tínhamos ao acompanhar a vida de Walter White ao longo de cada episódio de Breaking Bad. A transformação de Jimmy, cada pequena decisão tomada, cada tombo, cada rasteira que ele recebe, também é claro, seus sucessos, moldam o homem que conheceremos futuramente como Saul Goodman. Já Mike rouba a cena sempre que aparece, mostrando o quanto ele foi mal aproveitado anteriormente.

Esperamos bastante dessa 5ª temporada que vem chegando, no dia 23 de fevereiro pela AMC nos Estados Unidos, e no dia 24 pela Netflix aqui no Brasil. Já tivemos a confirmação de Hank nessa nova temporada através do trailer divulgado pela emissora. Outra coisa que queremos saber é o que acontece com Kim e Nacho, sendo dois personagens bastante interessantes na série, e que não aparecem em Breaking Bad.

Nos resta esperar, enquanto isso, se você ainda não assistiu, precisa ir rápido maratonar as 4 primeiras temporadas de Better Call Saul, e se possível, também assista El Camino, e claro, a origem de todas essas, Breaking Bad. Vale muito a pena!

Nenhum comentário