Novidades

LISTA XP | Os 20 melhores filmes sobre grandes pais (Especial Dia dos Pais)

No Dia dos Pais, sempre lembramos a importĂąncia que eles tĂȘm em nossa formação, seja pela doação ou pelo sacrifĂ­cio que eles fazem por nĂłs, seus filhos. No mundo do cinema isso nĂŁo Ă© diferente. Por isso, destacamos aqui alguns filmes com grandes pais da sĂ©tima arte, confira a lista e feliz dia dos pais:

O PODEROSO CHEFÃO – DRAMA – 1972

Usar o termo “o poderoso chefĂŁo” para descrever Don Vito Corleone (Marlon Brando) Ă© a coisa mais Ăłbvia para se fazer. O personagem Ă© um verdadeiro pai nĂŁo apenas para os seus filhos biolĂłgicos, mas para todo um grupo de pessoas que dependem do “padrinho” para tomarem suas decisĂ”es pessoais e profissionais. Como um verdadeiro Jedi da mĂĄfia, Corleone repousa calmamente em sua sala e ouve atentamente os pedidos que lhe chegam. Com sua maneira articulada de conversar, ele distribui verdadeiras pĂ©rolas de sabedoria, e apresenta um comportamento exemplar. Apenas por isso, O Poderoso ChefĂŁo deveria ser uma obra obrigatĂłria para qualquer pessoa assistir. A vida estĂĄ inteira ali, e se vocĂȘ decidir dedicar um tempinho da sua correria para investir em aprendizado, nĂŁo irĂĄ se arrepender. Veja ao lado de seu pai, do seu filho, e seja feliz.

CAPITÃO FANTÁSTICO – DRAMA/COMÉDIA – 2016

O filme se passa nas florestas do estado de Washington, nos Estados Unidos, onde um pai cria seus 6 filhos longe da civilização, aprendendo a caçar a própria comida e estudando em casa. Após um evento inesperado, ele é forçado a deixar o isolamento e leva a família para encarar o mundo, desafiando sua ideia do que significa ser pai.

UMA LIÇÃO DE AMOR – DRAMA – 2002

Sam Dawson, um homem com deficiĂȘncia mental, cria sua filha Lucy com a ajuda de seus amigos. Levava uma vida tranquila, atĂ© que sua filha, ao completar 7 anos, começa a ultrapassar o seu nĂ­vel intelectual. Esta situação faz com que a assistĂȘncia social retire a guarda da garotinha de seu pai, levando-a para um orfanato. Para ter sua filha de volta, Sam inicia uma luta incansĂĄvel contra a Justiça. O filme nos faz refletir sobre conceitos de cuidado e afeto.

2 FILHOS DE FRANCISCO – BIOGRAFIA – 2005

Francisco Camargo é um lavrador de Pirenópolis, no interior de Goias, que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando o menino completa onze anos. Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, fazem sucesso nas festas da vila onde moram mas devido à perda da propriedade onde moravam nos anos 70, toda a família é obrigada a se mudar para Goiùnia.

A ESTRADA – DRAMA/FICÇÃO CIENTÍFICA –  2009

Viggo Mortensen interpreta um pai solitĂĄrio que precisa garantir a sobrevivĂȘncia do seu filho em um mundo apocalĂ­ptico. Os poucos sobreviventes se tornaram animais irracionais que perseguem e atacam mulheres e crianças para saciar suas necessidades. É uma terra sem lei, na qual a morte estĂĄ presente em todos os lugares. A Estrada nĂŁo Ă© uma produção muito fĂĄcil de ser digerida, especialmente pelo teor de violĂȘncia, mas se trata de uma produção altamente recomendada. Aqui nĂłs temos um pai disposto a tudo para se esforçar em garantir esperança para seu filho. Podemos dizer que Ă© uma espĂ©cie de À Procura da Felicidade do apocalipse.

TÃO FORTE, TÃO PERTO – DRAMA – 2011

Oskar Schell (Thomas Horn) Ă© um garoto muito apegado ao pai, Thomas (Tom Hanks), que inventou que Nova York tinha um distrito hoje desaparecido para fazer com que o filho tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa. Thomas estava no World Trade Center no fatĂ­dico 11 de setembro de 2001, tendo falecido devido aos ataques terroristas. A perda foi um baque para Oskar e sua mĂŁe, Linda (Sandra Bullock). Um ano depois, Oskar teme perder a lembrança do pai. Um dia, ao vasculhar o guarda-roupas dele, quebra acidentalmente um pequeno vaso azul. Dentre hĂĄ um envelope onde aparece escrito Black e, dentro dele, uma misteriosa chave. Convencido que ela Ă© um enigma deixado pelo pai para que pudesse desvendar, Oskar inicia uma expedição pela cidade de Nova York, em busca de todos os habitantes que tenham o sobrenome Black. 

PROCURANDO NEMO – ANIMAÇÃO – 2003

O passado reserva tristes memĂłrias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu Ășnico filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpĂĄtico peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussĂŁo e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansĂĄvel pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrĂ­vel aventura. Enquanto isso, Nemo tambĂ©m vive uma intensa experiĂȘncia ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquĂĄrio, pois eles precisam ajudĂĄ-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mĂŁos da terrĂ­vel Darla, sobrinha do dentista que o capturou. 

QUESTÃO DE TEMPO – ROMANCE – 2013

A genĂ©tica Ă© uma herança que nossos pais nos deixam, independente da nossa vontade. Na maioria das vezes costumamos herdar traços fĂ­sicos e psicolĂłgicos, mas no caso de Tim (Domhnall Gleeson), ele herdou a habilidade de viajar no tempo. Seu pai, vivido brilhantemente por Bill Nighy, Ă© um velhinho feliz da vida que compartilha o “segredo” com o filho e diz que se trata de uma estranha herança da famĂ­lia, que atingia sempre o filho mais velho. QuestĂŁo de Tempo, na verdade, Ă© mais uma comĂ©dia romĂąntica do que um filme sobre a relação pai e filho, mas Ă© uma histĂłria tĂŁo emocionante (daquelas que fazem rir e chorar ao mesmo tempo) que seria um pecado nĂŁo incluir ela de brinde nessa lista. Uma das funçÔes dos nossos pais Ă© dar conselhos, e bem, isso Ă© o que nĂŁo falta aqui.

À PROCURA DA FELICIDADE – DRAMA/BIOGRAFIA – 2007

Chris Gardner (Will Smith) Ă© um homem de famĂ­lia lutando para sobreviver. Apesar de todas as tentativas para manter a famĂ­lia unida, a mĂŁe (Thandie Newton) de seu filho de cinco anos Christopher (Jaden Christopher Syre Smith) estĂĄ constantemente sobre uma forte pressĂŁo financeira. Sem condiçÔes de suportar a situação, ela relutantemente decide partir. Chris, agora um pai solteiro, continua a perseguir desesperadamente um emprego com melhor remuneração, usando toda sua habilidade de vendedor. Ele ingressa como estagiĂĄrio numa grande importante corretora de açÔes, e apesar de nĂŁo haver salĂĄrio, ele aceita, na esperança de no final do programa conseguir um emprego e um futuro promissor. Sem apoio financeiro, Chris e seu filho sĂŁo despejados de seu apartamento e logo sĂŁo forçados a dormir em abrigos, estaçÔes de ĂŽnibus, banheiros e onde quer que possam achar refĂșgio durante a noite. Apesar dos problemas, Chris continua a honrar seu compromisso como um pai amoroso e afetuoso, usando a afeição e a confiança que seu filho depositou nele para superar os obstĂĄculos que encontra. 

A VIDA É BELA – DRAMA – 1998

O amor paterno faz com que o judeu Guido (Roberto Benigni) disfarce o horror da II Guerra Mundial para o filho, GiosuĂ©. Na ItĂĄlia dos anos 40, Guido Ă© levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estĂŁo participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegĂȘ-lo do terror e da violĂȘncia que os cercam.

PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS – COMÉDIA DRAMÁTICA – 2003

Edward Bloom sempre foi um grande contador de histĂłrias. Gosta de narrar as incrĂ­veis aventuras que viveu, combinando a realidade com a fantasia. PorĂ©m, o olhar fabuloso que tem acerca da vida sempre incomodou seu filho, Will. Com a saĂșde debilitada, pai e filho tentam se aproximar, fazendo com que seu herdeiro compreenda o fabuloso mundo do pai.

O MENTIROSO – COMÉDIA – 1996

Um advogado (Jim Carrey) que utiliza-se da arte da mentira todos os dias em sua profissĂŁo sofre a maldição de nĂŁo poder fazer isso durante um perĂ­odo de 24 horas. Durante um dia, sua vida vai se tornar um terror, pois mesmo simples “mentirinhas” podem mostrar seu verdadeiro carĂĄter aos seus amigos, colegas de trabalho e atĂ© mesmo a seu filho.

ESTRADA PARA PERDIÇÃO – DRAMA, SUSPENSE – 2002

Assim como acontece em O Poderoso ChefĂŁo, existe muito de respeito entre os personagens de Estrada Para a Perdição, de Sam Mendes. Paul Newman interpreta o pai biolĂłgico de Daniel Craig (no começo da carreira) e “pai de criação” de Tom Hanks. A relação estremece depois que a famĂ­lia de Hanks Ă© assassinada e sobra apenas o filho mais velho (e rebelde). Para nĂŁo serem mortos, Hanks precisa arrastar o filho para uma longa viagem enquanto sĂŁo seguidos por um matador de aluguel (Jude Law). QuestĂ”es de amor, perdĂŁo, frustraçÔes e honra sĂŁo abordados ao longo da produção, que Ă© tĂŁo boa quanto qualquer outro filme de mĂĄfia que vocĂȘ jĂĄ tenha ouvido falar.

MENINA DOS OLHOS – COMÉDIA –  2004

Menina dos Olhos Ă© uma emocionante comĂ©dia sobre Ollie, interpretado por Ben Affleck. Ele faz um executivo de RelaçÔes PĂșblicas bem-sucedido de Nova Iorque que, em um certo momento da carreira, se vĂȘ como um pai solteiro. Pra piorar ele fica desempregado e interpreta esta fase como o momento onde perdeu tudo de bom . Algum tempo depois de mudar com a filha para o subĂșrbio, Ollie conhece a sexy e despojada Maya, interpretada por Liv Tyler, uma atendente de videolocadora que o ajuda a perceber que as melhores coisas da vida ele jĂĄ tĂȘm.

OS DESCENDENTES – COMÉDIA DRAMÁTICA – 2012

HavaĂ­. HĂĄ 23 dias a vida de Matt King (George Clooney) mudou completamente. Foi nesta data que sua esposa Elizabeth (Patricia Hastie) sofreu um sĂ©rio acidente de barco e entrou em coma. Desde entĂŁo cabe a Matt cuidar das filhas Scottie (Amara Miller) e Alexandra (Shailene Woodley), que estuda e vive em outra ilha do arquipĂ©lago. Quando Ă© informado pelos mĂ©dicos que sua esposa irĂĄ morrer em breve, Matt resolve trazer Alexandra de volta. Ele conta com a ajuda dela para contar a triste notĂ­cia aos amigos e familiares, de forma que eles possam se despedir de Elizabeth ainda em vida. Desbocada e de gĂȘnio difĂ­cil, Alexandra surpreende o pai ao contar que sua mĂŁe o estava traindo. A notĂ­cia afeta profundamente Matt, que passa a querer saber quem era o amante de sua esposa e se ela o amava. 

A ÁRVORE DA VIDA – DRAMA/FANTASIA – 2012

Os O’Brien (Brad Pitt e Jessica Chastain) tiveram trĂȘs filhos, criados com grande rigidez pelo pai. O mais velho deles, Jack (Sean Penn), sempre teve atritos com o pai, em parte por reconhecer em si mesmo um pouco dele. AlĂ©m disto, jĂĄ adulto, Jack enfrenta um forte sentimento de culpa devido Ă  morte de seu irmĂŁo.

O PAIZÃO – COMÉDIA – 1999

Sonny Koufax (Adam Sandler) tem 32 anos, Ă© formado em Direito mas, ao contrĂĄrio de seus colegas de faculdade, trabalha em um pedĂĄgio por pura preguiça de buscar algo melhor. Cansado de ser dispensado pelas mulheres, que o acusam de ser imaturo, Sonny tem a ideia de adotar Julian McGrath (Cole e Dylan Sprouse), uma criança de cinco anos, para demonstrar maturidade. Mas nem tudo corre como ele imagina e logo percebe que cuidar de uma criança nĂŁo Ă© tĂŁo simples assim. 

NEBRASKA – DRAMA/ COMÉDIA – 2014

Woody Grant Ă© um homem idoso e alcoĂłlatra que acredita ter ganho US$ 1 milhĂŁo apĂłs receber pelo correio uma propaganda. Decidido a retirar o prĂȘmio, ele resolve ir a pĂ© atĂ© a distante cidade de Lincoln, em Nebraska. Percebendo que a teimosia do pai o farĂĄ viajar de qualquer jeito, seu filho David resolve levĂĄ-lo de carro. SĂł que no caminho Woody sofre um acidente e bate com a cabeça, precisando descansar. David decide mudar um pouco os planos, passando o fim de semana na casa de um de seus tios antes de partir para Lincoln. SĂł que Woody conta a todos sobre a possibilidade de se tornar um milionĂĄrio, despertando a cobiça nĂŁo sĂł da famĂ­lia como tambĂ©m de parte dos habitantes da cidade. 

BUSCA IMPLACÁVEL – AÇÃO –  2008

AtĂ© onde um pai iria para salvar sua filha(o)? Eu nĂŁo sei o meu ou o seu, mas pelo visto o personagem vivido por Liam Neeson em Busca ImplacĂĄvel iria atĂ© o inferno. Na histĂłria, Neeson interpreta Bryan Mills – um ex-agente do governo. Divorciado, trabalha duro pra fazer sua filha (que vive com a mĂŁe e um ricaço) feliz. O balacobaco começa quando a menina dos seus olhos decide viajar atĂ© Paris e Ă© sequestrada por agenciadores de mulheres virgens (sim, isso mesmo), aĂ­ meus caros, Bryan com seus talentos na espionagem faz de tudo pra resgatĂĄ-la. O longa-metragem Ă© construĂ­do utilizando a velha formula dos filmes de ação: AlguĂ©m em perigo + vilĂ”es caricatos + herĂłi boa praça. Sim, Ă© aquele mesmo clichĂȘ de sempre, e vocĂȘ jĂĄ sabe o final, mas ainda assim Ă© interessante ver Liam Neeson distribuindo porrada e tiros em todos que passam pela frente.

O REI LEÃO – ANIMAÇÃO – 2011

Mufasa (voz de James Earl Jones), o Rei LeĂŁo, e a rainha Sarabi (voz de Madge Sinclair) apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba (voz de Matthew Broderick). O recĂ©m-nascido recebe a bĂȘnção do sĂĄbio babuĂ­no Rafiki (voz de Robert Guillaume), mas ao crescer Ă© envolvido nas artimanhas de seu tio Scar (voz de Jeremy Irons), o invejoso e maquiavĂ©lico irmĂŁo de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

Nenhum comentĂĄrio