Novidades

SHIN MEGAMI TENSEI V | Review



Shin Megami Tensei V foi um dos primeiros jogos revelados para o Nintendo Switch e parecia que isso nunca aconteceria. Mas agora, quatro anos depois, Shin Megami Tensei V está acabado e representa um dos melhores jogos que a série tem a oferecer. É claro que tem seus problemas, mas é um dos RPGs mais bem trabalhados da Atlus e do Nintendo Switch.

Shin Megami Tensei V começa com um personagem principal sem nome deixando uma escola para a qual foi recentemente transferido. Acontecem coisas estranhas na escola, então você é incentivado a voltar para casa e chegar em casa com segurança. No meio do caminho para casa, você está preso em um túnel e enterrado inconsciente antes de acordar em um terreno baldio com uma versão pós-apocalíptica de Tóquio. Avançando algumas conversas, você estará cercado por demônios, lutando em batalhas e será revivido ao se fundir com uma entidade demoníaca para imbuir-se de que lhe concede poderes divinos e a habilidade de recrutar e manejar demônios para lutar contra outros. Portanto, para quem já jogou um game da franquia, está é até uma história típica de Shin Megami Tensei, mas desta vez o game merece apreciação com uma mecânica atualizada e que desta vez fornece um aumento substancial na qualidade gráfica de seus predecessores, entre outras melhorias.

Uma coisa que me surpreendeu rapidamente foi como é agradável explorar o mapa. Quando você está na versão pós-apocalíptica de Tóquio, você vê grandes mapas que precisam de muita ser percorridos. Existem muitas razões para explorar cada canto com itens especiais que podem ser encontrados em todo o lugar, o que torna frequentemente esses locais com difícil acesso e que acabam requerendo alguma investigação e risco para serem conquistadas.

Mas essa é a graça de Shin Megami Tensei V, estabelecer um novo padrão nesses tipos de JRPGs com sua capacidade de recompensar o jogador na exploração e enquanto isso o jogador faz isso, o sistema de viagens rápidas permite ainda que você se mova rapidamente de uma área para outra, o que torna a exploração ainda mais agradável.

Para alguns que não estão acostumados com a exploração nos JRPGs, o mapa pode parecer bastante enfadonho quando se explora nos momentos pré-apocalípticos em Tóquio, pois é mais parecido com o mapa simples de Shin Megami Tensei IV, onde você apenas move o cursor de um ponto a outro. Fora ainda que ao explorar áreas que são semelhantes às masmorras clássicas com longos corredores, acabamos dando de cara com muitos becos sem saída que não são tão enfadonhos quanto o mapa da cidade, mas essa parte sem graça é só no começo do jogo que rapidamente te move para o que ele acabou vendendo um mundo superior totalmente caótico e bem mais interessante, tendo uma animação extra nesta boa mudança de cenário e jogabilidade.

Os itens colecionáveis ​​que podem ser encontrados no mapa pós-apocalíptico de Shin Megami Tensei V são abundantes, incluindo pequenos demônios chamados Mimans, que recompensam você quando você atinge certos marcos, bem como máquinas de venda automática que vendem itens da Tóquio pré-apocalíptica que podem ser trocados por dinheiro, itens de batalha e essências demoníacas. Encontrar uma essência pode ser muito gratificante porque você pode usá-la para aprender as habilidades de um demônio específico ou até mesmo trocar suas afinidades pelas dele. Isso significa que você pode aprender algumas habilidades únicas, como contra-ataque ou aumentar sua defesa contra um elemento específico para ajudá-lo nas suas batalhas.

Essas batalhas com seus inimigos acabam contando com um sistema bastando adaptado, o que acaba tornando algumas batalhas extremamente difíceis e até impossíveis se você não se preparar adequadamente. Particularmente eu enfrentei alguns chefões várias vezes e enquanto tentava estratégias diferentes, porque subir de nível não será o suficiente. Fora ainda que mesmo com a dificuldade, lutar contra os inimigos é bem agradável devido à necessidade de definir estratégias, mas pode parecer um pouco difícil quando acontece de você ser atingido por alguns ataques críticos em sequência e terminar com um jogo acabado.

No geral, Shin Megami Tensei V é uma evolução sólida da série com gráficos atualizados e um sistema de exploração completamente agradável, embora o sistema de batalha e o recrutamento de monstros permaneça um pouco presos, o game consegue agradar os jogadores familiarizados com a franquia e também com jogos de JRPG.

Nota: 4,5/5

Trailer:

Nenhum comentário