Novidades

SHIN MEGAMI TENSEI V | Review



Shin Megami Tensei V foi um dos primeiros jogos revelados para o Nintendo Switch e parecia que isso nunca aconteceria. Mas agora, quatro anos depois, Shin Megami Tensei V estĂĄ acabado e representa um dos melhores jogos que a sĂ©rie tem a oferecer. É claro que tem seus problemas, mas Ă© um dos RPGs mais bem trabalhados da Atlus e do Nintendo Switch.

Shin Megami Tensei V começa com um personagem principal sem nome deixando uma escola para a qual foi recentemente transferido. Acontecem coisas estranhas na escola, entĂŁo vocĂȘ Ă© incentivado a voltar para casa e chegar em casa com segurança. No meio do caminho para casa, vocĂȘ estĂĄ preso em um tĂșnel e enterrado inconsciente antes de acordar em um terreno baldio com uma versĂŁo pĂłs-apocalĂ­ptica de TĂłquio. Avançando algumas conversas, vocĂȘ estarĂĄ cercado por demĂŽnios, lutando em batalhas e serĂĄ revivido ao se fundir com uma entidade demonĂ­aca para imbuir-se de que lhe concede poderes divinos e a habilidade de recrutar e manejar demĂŽnios para lutar contra outros. Portanto, para quem jĂĄ jogou um game da franquia, estĂĄ Ă© atĂ© uma histĂłria tĂ­pica de Shin Megami Tensei, mas desta vez o game merece apreciação com uma mecĂąnica atualizada e que desta vez fornece um aumento substancial na qualidade grĂĄfica de seus predecessores, entre outras melhorias.

Uma coisa que me surpreendeu rapidamente foi como Ă© agradĂĄvel explorar o mapa. Quando vocĂȘ estĂĄ na versĂŁo pĂłs-apocalĂ­ptica de TĂłquio, vocĂȘ vĂȘ grandes mapas que precisam de muita ser percorridos. Existem muitas razĂ”es para explorar cada canto com itens especiais que podem ser encontrados em todo o lugar, o que torna frequentemente esses locais com difĂ­cil acesso e que acabam requerendo alguma investigação e risco para serem conquistadas.

Mas essa Ă© a graça de Shin Megami Tensei V, estabelecer um novo padrĂŁo nesses tipos de JRPGs com sua capacidade de recompensar o jogador na exploração e enquanto isso o jogador faz isso, o sistema de viagens rĂĄpidas permite ainda que vocĂȘ se mova rapidamente de uma ĂĄrea para outra, o que torna a exploração ainda mais agradĂĄvel.

Para alguns que nĂŁo estĂŁo acostumados com a exploração nos JRPGs, o mapa pode parecer bastante enfadonho quando se explora nos momentos prĂ©-apocalĂ­pticos em TĂłquio, pois Ă© mais parecido com o mapa simples de Shin Megami Tensei IV, onde vocĂȘ apenas move o cursor de um ponto a outro. Fora ainda que ao explorar ĂĄreas que sĂŁo semelhantes Ă s masmorras clĂĄssicas com longos corredores, acabamos dando de cara com muitos becos sem saĂ­da que nĂŁo sĂŁo tĂŁo enfadonhos quanto o mapa da cidade, mas essa parte sem graça Ă© sĂł no começo do jogo que rapidamente te move para o que ele acabou vendendo um mundo superior totalmente caĂłtico e bem mais interessante, tendo uma animação extra nesta boa mudança de cenĂĄrio e jogabilidade.

Os itens colecionĂĄveis ​​que podem ser encontrados no mapa pĂłs-apocalĂ­ptico de Shin Megami Tensei V sĂŁo abundantes, incluindo pequenos demĂŽnios chamados Mimans, que recompensam vocĂȘ quando vocĂȘ atinge certos marcos, bem como mĂĄquinas de venda automĂĄtica que vendem itens da TĂłquio prĂ©-apocalĂ­ptica que podem ser trocados por dinheiro, itens de batalha e essĂȘncias demonĂ­acas. Encontrar uma essĂȘncia pode ser muito gratificante porque vocĂȘ pode usĂĄ-la para aprender as habilidades de um demĂŽnio especĂ­fico ou atĂ© mesmo trocar suas afinidades pelas dele. Isso significa que vocĂȘ pode aprender algumas habilidades Ășnicas, como contra-ataque ou aumentar sua defesa contra um elemento especĂ­fico para ajudĂĄ-lo nas suas batalhas.

Essas batalhas com seus inimigos acabam contando com um sistema bastando adaptado, o que acaba tornando algumas batalhas extremamente difĂ­ceis e atĂ© impossĂ­veis se vocĂȘ nĂŁo se preparar adequadamente. Particularmente eu enfrentei alguns chefĂ”es vĂĄrias vezes e enquanto tentava estratĂ©gias diferentes, porque subir de nĂ­vel nĂŁo serĂĄ o suficiente. Fora ainda que mesmo com a dificuldade, lutar contra os inimigos Ă© bem agradĂĄvel devido Ă  necessidade de definir estratĂ©gias, mas pode parecer um pouco difĂ­cil quando acontece de vocĂȘ ser atingido por alguns ataques crĂ­ticos em sequĂȘncia e terminar com um jogo acabado.

No geral, Shin Megami Tensei V é uma evolução sólida da série com gråficos atualizados e um sistema de exploração completamente agradåvel, embora o sistema de batalha e o recrutamento de monstros permaneça um pouco presos, o game consegue agradar os jogadores familiarizados com a franquia e também com jogos de JRPG.

Nota: 4,5/5

Trailer:

Nenhum comentĂĄrio