Novidades

O PESO DO TALENTO | Crítica do filme



Em "O Peso do Talento" (The Unbearable Weight of Massive Talent), Nicolas Cage faz uma sátira a sua própria carreira, interpretando uma versão fictícia que é inspirada nele mesmo, passando por questionamentos que seus próprios fãs fazem quanto ao ator aceitar qualquer papel, tentando se convencer, além de todos ao seu redor, que este seria o papel de sua vida.

A sátira em torno desse filme se dá até mesmo na escolha de fazê-lo. Embora a química entre Pedro Pascal (o co-protagonista do filme) e Cage seja levemente divertida, O Peso do Talento é um filme que beira o ridículo e conta com uma trama absolutamente fraca e chata, repleta de clichês, que se perde em vários momentos, e para completar com a cereja do bolo, atuações sofríveis de todos os envolvidos no filme.

Tudo que é padrão nesse tipo de filme está ali, temos o drama familiar com a filha adolescente, também se faz presente a tentativa de colocar uma pitada de ação trazendo uma pessoa normal ao papel de um espião que se coloca em perigo no meio dos bandidos do filme, com uma jornada de redenção que faz com que o protagonista cresça como pessoa. Estrutura seguida a risca.

Os momentos que buscam ser cômicos, em sua ampla maioria, dão vergonha alheia. O Peso do Talento falha como drama, como comédia e como ação, não trazendo qualquer cena de peso que justifique sua produção.

Talvez nisso os produtores tenham acertado em cheio, pois o filme busca a todo momento se mostrar como uma sátira aos atores que não escolhem seus papéis de forma cautelosa e criteriosa para além do lado financeiro. Eles estão errados ao fazer isso? Claro que não, mas também não podem ficar ofendidos quando recebem rótulos na indústria como atores de um papel só ou de filmes pouco lembrados pela indústria do cinema e mesmo pelo público. Um exemplo de ator estigmatizado que mesmo com ótimos papéis recentes, acaba ignorado é Adam Sandler. Nicolas Cage segue por esse rumo, sem grandes papéis há anos.

A parte técnica do filme é competente, não atrapalha e muito menos ajuda na composição de sua trama e ambientação. É tudo muito genérico e forçado, as soluções encontradas pelo filme são previsíveis e sem emoção.

Resumidamente, O Peso do Talento é uma sátira da carreira especialmente de Nicolas Cage, onde quem acompanha de perto o ator, consegue enxergar nitidamente o rumo de sua carreira real espelhada em seu personagem. 

O filme não consegue ser agradável em nenhuma das vertentes que busca atingir, e sinceramente, seu tempo seria melhor investido assistindo outra coisa, quem sabe alguma reprise de filmes realmente bons do ator, como Con Air ou A Outra Face, para citar apenas dois e não me estender demais.


Sinopse:

O ator Nicolas Cage aceita relutantemente a oferta de um milhão de dólares para ficar na ilha de luxo de um superfã para sua festa de aniversário, mas as coisas tomam um rumo inesperado e ele acaba em uma aventura de um de seus filmes de ação.

Nota: 1,5 / 5.




Trailer:

Continue ligado no Nerdview nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Nenhum comentário